Elias na Caverna: Como Vencer o Desânimo Espiritual Desânimo Total - Videos Evangelicos

Elias na Caverna: Como Vencer o Desânimo Espiritual Desânimo Total

Em determinados momentos da vida nós desanimamos. A caverna de Elias era a caverna da vontade – uma tremenda apatia – “não quero mais nada, estou cansado”. Quando a gente entra na caverna, nem o extraordinário de Deus nos anima mais

Elias na Caverna: Como Vencer o Desânimo Espiritual, Desânimo Total



Elias na caverna: como vencer o desânimo espiritual, desânimo total. Em determinados momentos da vida nós desanimamos. A caverna de Elias era a caverna da vontade – uma tremenda apatia – “não quero mais nada, estou cansado”. Quando a gente entra na caverna, nem o extraordinário de Deus nos anima mais. Era por causa de um pensamento, um sentimento que não saía da sua cabeça. “Não é justo! Eu tenho sido fiel, mas os infiéis é que parecem ser os vencedores. Pra que lutar? Cansei!” Perdemos a perspectiva quando permitimos que a nossa visão de mundo seja distorcida.

A nossa espiritualidade fica comprometida. A recaída se torna pior do que quando nós caímos, porque a gente se frustra outra vez. Cuidado com os pensamentos automáticos, porque eles nos fazem perder a perspectiva. Temos que levar esses pensamentos automáticos para Deus. Nos Salmos nós vemos muitas vezes esses pensamentos automáticos, mas quando termina a conversa o salmista não fica sem esperança porque Deus trabalha a nossa alma durante a oração pelo derramar do Seu Espírito. Deus vai até a caverna resgatar o profeta Elias. Deus cutuca a nossa alma pra gente falar o que está doendo dentro de nós. Deus põe o dedo na ferida. Então as coisas que estão dentro de nós são expostas: “Não é justo! Está errado na tua economia Deus, não é justo!” Enquanto a verdade da nossa dor está embaixo do tapete, a sujeira apodrece e fede.

Então Deus fala com Elias. Mas, assim como fez com Jó, Deus não argumentou sobre as coisas que estão no coração e Deus não fez um debate filosófico. Deus simplesmente se revela. Só deu uma ordem para Elias, não discutiu com ele. Mas mesmo sendo fiel, Elias não conseguiu sair da caverna. A gente fica na caverna porque ela é imobilizante, a gente se sente seguro. Mas o Senhor não desiste de Elias. Deus diz: “Aí não é o teu lugar, o teu lugar é do meu lado, porque Eu consigo esculpir as pedras com o meu sopro (Deus manda o vento forte). Posso esculpir as dores da tua alma com o meu sopro.” Mas Elias não sai da caverna. Então Deus manda um terremoto. “Sai da caverna porque Eu tenho poder para abalar os alicerces da Terra.”

Mas Elias continua na caverna. Então Ele manda fogo do céu, o que tinha significado especial para Elias, pois com fogo do céu Deus deu a vitória sobre os sacerdotes de Baal: “Eu sou o mesmo Deus que andou com você no passado!” Não adiantou, mas Deus não desiste de Elias. Então Deus revela a Elias a suavidade do seu amor: o sussurro. Não sabemos o que Deus disse. Talvez foi como disse a Daniel: “você é muito amado!” Ou como disse a Isaías: “Estou contigo e não te desampararei.” Ou como disse a Josué: “Sê forte e corajoso, porque Eu Sou contigo”. Então Elias saiu e cobriu a cabeça com a capa, o que significa o temor do Senhor e o reconhecimento de que o Senhor estava ali. É interessante como Deus nos arranca da caverna.

Às vezes os milagres não nos tocam. Então precisamos do toque da cura de Deus na nossa alma. Lembre-se: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Você crê que Eu posso transformar em bênção a desgraça? Deus começa a tirar Elias da caverna. Mas Deus não termina só com o sussurro. Deus dá para esse homem uma nova visão. “Essa resposta tua, Elias, não é verdade.” Deus precisou mudar a perspectiva daquele homem e tirar as lentes de destruição para que ele pudesse ver novas perspectivas da vida. Aquilo que parecia o fim de todas as coisas era só um pedacinho da história, porque Deus continuou a escrever a história. Mas se a gente tiver só a nova perspectiva a gente vai cair de novo. Se não entendermos que Deus nos dá uma nova missão, vamos ficar de recaída em recaída. Visão sem missão não tem futuro.

Primeira missão na história de Elias na Bíblia: Deus estava usando o seu servo para levar para outros a unção. Se você ficar olhando para o teu umbigo você vai ter recaídas. Levanta os teus olhos para os planos de Deus na tua vida. Se você parar no meio do caminho você entra na caverna de novo. Segunda missão: Abençoar outras pessoas. Todo mundo que anda sozinho vai cair um dia. Todos nós precisamos abençoar e ser abençoados. Eu ministro e sou ministrado o tempo todo. Pastores e líderes que não se reportam a ninguém geralmente caem. Está na hora de você preparar alguém para continuar a obra que você está fazendo porque a obra é maior do que você.

Prepara alguém! Missão não é construir uma casa ou uma fortuna, porque essas coisas são levadas pelo vento. Missão é construir vida na vida. Terceira missão: Pode proclamar o meu juízo. (A reclamação de Elias era que Deus não julgava os ímpios). Deus convidou Elias para ser o porta-voz da sua Palavra. Missões: graça, abençoar pessoas e ser porta-voz. A gente entra na caverna quando desconfia da sabedoria de Deus. Eu tenho um plano de paz e prosperidade para você, então confia na minha sabedoria.