os filhos de eli QUEM ERAM OS FILHOS DE ELI ?

os filhos de eli QUEM ERAM OS FILHOS DE ELI ?

 QUEM ERAM OS FILHOS DE ELI ?

Raramente a Bíblia é tão explicita em identificar pessoas do mal como acontece com os filhos do sacerdote Eli. O problema é que Eli era sacerdote em Israel e escolheu seus filhos para administrar o templo e nesse quesito os rapazes se destacaram. Pena que foi pelo mau testemunho.




A situação era tão grave que a história dos filhos de Eli começa da seguinte maneira: 

Os crimes dos filhos de Eli

"12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o Senhor; 
13 porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão; 
14 e dava com ele, na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló. 
15 Também, antes de queimarem a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote, porque não tomará de ti carne cozida, senão crua. 
16 E, dizendo-lhe o homem: Queimem primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então, ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar; e, se não, por força a tomarei. 
17 Era, pois, muito grande o pecado desses jovens perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor."(1 Samuel 2:12-17) 


O que significa a expressão “filhos de Belial? É o seguinte. Havia um personagem na mitologia canaanita que se chamava Belial e ele era o principal adversário do povo de Deus na terra. Alguns estudos identificam Belial como o demônio da arrogância e da loucura e no Novo Testamento Belial é o oposto da luz e do próprio Jesus.

Dizer que alguém é filho de Belial é o mesmo que dizer que ele é filho do diabo, do maligno, que se opõe a Deus e aos Seus servos, pois é desta maneira que os filhos de Eli são identificados.

O pecado de Hofni e Finéias começava na hora que o povo trazia seus sacrifícios para serem queimados no altar, porque a regra era clara a respeito do que cabia a eles (levitas) das ofertas queimadas no altar, veja: Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho." (Deuteronômio 18:3).

Os levitas (no caso os filhos de Eli) só tinham direito à espádua, às queixadas e ao bucho, nada de filé, patinho ou maminha, porém os filhos de Eli agiam de forma contrária às regras e quando o sacrifício estava sendo cozido, eles mandavam um servo deles, com um garfo de três dentes, literalmente enfiar a mão na panela, ou no caldeirão, e o que conseguissem garfar era dos filhos de Eli. Isso acontecia todas as vezes que um sacrifício era apresentado no templo.

Não pense que os levitas passavam fome e que eram “pobres de marré”, porque Deus pensa em todos os detalhes e determinou na lei o seguinte: Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias. (Deuteronômio 18:4-5). Viu só? Uma generosa porção de tudo o que se produzia em Israel pertencia aos levitas.

Pois bem. A consequência imediata do pecado dos filhos de Eli é que o povo começou a desprezar as ofertas ao Senhor, retraíram suas mãos de ofertar com generosidade, porque sabiam que boa parte delas ia para a barriga dos espertinhos e isso multiplicou muito o tamanho do pecado dos filhos de Eli.

Não ficou só nisso. A impunidade gerou outros pecados bem cabeludos. Os filhos de Eli profanavam o templo assediando e praticando sexo com várias mulheres, veja: 

“22 Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. 
23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios. 
24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor. 
25 Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar. 
26 E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens.” (1 Samuel 2:22).

Eli até que chamou a atenção de seus filhos, só que já era tarde demais e eles não fizeram caso do conselho de seu idoso pai. A correção, a disciplina, a educação e, principalmente, o temor do Senhor, são coisas que se ensina nos primeiros anos de vida de uma criança. Toda criança nasce como um livro em branco, e a história que será escrita nele vai depender muito de seus pais e dos ensinamentos na primeira infância.

Muito bem. Deus não deixa sem resposta o pecado e providenciou um profeta para consertar o estrago feito pelos filhos rebeldes e profanos de Eli: Samuel, o maior profeta de Israel, mas esta é outra história.

Profecia contra a casa de Eli

27 E veio um homem de Deus a Eli e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó? 
28 E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. 
29 Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? 
30 Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos. 
31 Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho algum em tua casa. 
32 E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias velho algum em tua casa. 
33 O homem, porém, que eu te não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil. 
34 E isto te será por sinal, a saber, o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Fineias: que ambos morrerão no mesmo dia. 
35 E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. 
36 E será que todo aquele que ficar de resto da tua casa virá a inclinar-se diante dele, por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão.(1 Samuel 2:27-36)

Samuel conta a visão a Eli

15 E Samuel ficou deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da Casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli. 
16 Então, chamou Eli a Samuel e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui. 
17 E ele disse: Que palavra é a que te falou? Peço-te que ma não encubras; assim Deus te faça e outro tanto se me encobrires alguma palavra de todas as palavras que te falou. 
18 Então, Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu. E disse ele: É o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos.(1 Samuel 3:15-18)


Os filhos de Eli não ficaram impunes para sempre. Eles enviaram a Arca da Aliança ao arraial do exército de Israel e isso transformou a batalha contra os filisteus numa grande derrota dos hebreus e num só dia morreram trinta mil israelitas e, o pior, a Arca da Aliança caiu nas mãos dos filisteus. Naquele mesmo dia os dois filhos de Eli morreram, mas a Bíblia não explica como aconteceu.



A arca é tomada. Hofni e Fineias são mortos

11 E foi tomada a arca de Deus; e os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, morreram.
12 Então, correu da batalha um homem de Benjamim, e chegou no mesmo dia a Siló, e trazia as vestes rotas e terra sobre a cabeça. 
13 E, chegando ele, eis que Eli estava assentado sobre uma cadeira, vigiando ao pé do caminho; porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de Deus; entrando, pois, aquele homem a anunciar isso na cidade, toda a cidade gritou. 
14 E Eli, ouvindo a voz do grito, disse: Que voz de alvoroço é esta? Então, chegou aquele homem a grande pressa, e veio, e o anunciou a Eli. 
15 E era Eli da idade de noventa e oito anos; e estavam os seus olhos tão escurecidos, que já não podia ver. 
16 E disse aquele homem a Eli: Eu sou o que venho da batalha, porque eu fugi, hoje, da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu, filho meu? 
17 Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande destroço entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Fineias, morreram, e a arca de Deus é tomada.

A morte de Eli e da mulher de Fineias

18 E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado a Israel quarenta anos.
19 E, estando sua nora, a mulher de Fineias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas novas, de que a arca de Deus era tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram. 
20 E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. 
21 Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa e por causa de seu sogro e de seu marido. 
22 E disse mais: De Israel a glória é levada presa, pois é tomada a arca de Deus.(1 Samuel 4:11-22)
Existem muitos lobos em pele de cordeiro pastando nos rebanhos do Senhor, muitos filhos de Belial nos arraiais cristãos, por isso todo cuidado é pouco, não se deixe seduzir por qualquer coisa que, tendo aparência de santidade, é uma armadilha do diabo. O único antídoto para falsos cristãos e artimanhas malignas é o Espírito Santo. Somente Ele nos instrui nos caminhos da vida.fonte

0 Comments: