Qual foi a Primeira Igreja Evangélica que Surgiu no Mundo - Videos Evangelicos

Qual foi a Primeira Igreja Evangélica que Surgiu no Mundo

As Origens do Cristianismo Evangélico: Rastreando as Raízes da Primeira Igreja Evangélica

O cristianismo evangélico é um fenômeno global que tem moldado o cenário religioso do mundo há séculos. Mas onde tudo começou? Qual foi a primeira igreja evangélica e como ela surgiu? Neste artigo, exploraremos as origens do cristianismo evangélico e rastrearemos as raízes da primeira igreja evangélica.



A Ascensão do Protestantismo

As origens do cristianismo evangélico podem ser rastreadas de volta ao século 16 e a ascensão do protestantismo. O protestantismo foi um movimento que surgiu como resposta à corrupção e excessos da Igreja Católica durante a Idade Média. A Reforma Protestante, liderada por figuras como Martinho Lutero e João Calvino, buscou reformar a Igreja e levá-la de volta às suas raízes bíblicas.

Uma das principais doutrinas do protestantismo foi a crença na autoridade da Bíblia como a única fonte de verdade religiosa. Essa ênfase na Bíblia como autoridade final levou à desenvolvimento de uma nova abordagem do cristianismo que enfatizou a fé pessoal e a experiência direta de Deus.

A Emergência do Evangelismo

À medida que o protestantismo se espalhava por toda a Europa, ele deu origem a várias denominações e seitas diferentes. Uma dessas denominações era conhecida como evangélica. O evangélico surgiu no século 18 como uma reação ao Iluminismo e ao crescente secularismo da sociedade.

O evangélico colocou uma forte ênfase na necessidade de conversão pessoal e de uma relação pessoal com Jesus Cristo. Ele também enfatizou a importância de espalhar o Evangelho e compartilhar sua fé com os outros.

A Primeira Igreja Evangélica que Surgiu no Mundo

A primeira igreja evangélica é geralmente acreditada ter sido fundada por John Wesley no século 18. Wesley, que era um ministro anglicano, ficou desiludido com a Igreja da Inglaterra e começou a pregar uma mensagem de salvação pessoal e a necessidade de uma relação pessoal com Deus.

A mensagem de Wesley foi recebida com grande entusiasmo e ele logo atraiu uma grande seguinte. Em 1738, ele teve uma experiência de conversão poderosa que o convenceu da necessidade de fé pessoal em Jesus Cristo. Essa experiência marcou o início do movimento evangélico e o nascimento da primeira igreja evangélica.

Conclusão

As origens do Cristianismo Evangélico podem ser rastreadas de volta ao século 16 e ao surgimento do protestantismo. O enfoque na autoridade da Bíblia e na necessidade de fé e conversão pessoais levou à emergência do evangélico no século 18. A primeira igreja evangélica é geralmente acreditada ter sido fundada por John Wesley, que pregou uma mensagem de salvação pessoal e a necessidade de uma relação pessoal com Deus. Hoje, o Cristianismo Evangélico é um fenômeno global que moldou o panorama religioso do mundo por séculos.