FMI já escolheu a próxima moeda mundial para o grande reset

O nome é SDR, special drawing rights, ou direitos especiais de saque. Alguns chamam de XDR.

 FMI já escolheu a próxima moeda mundial para o grande reset



O nome é SDR, special drawing rights, ou direitos especiais de saque. Alguns chamam de XDR. Não era considerado, até pouco tempo atrás, uma moeda em si, apenas um indicador. Um mecanismo financeiro usado pelo FMI, fundo monetário internacional, para ajudar países com problemas. 


Porém, a forma como é usado mudou radicalmente com a crise de 2020. Foram tantos países pedindo ajuda ao FMI que ele passou a emitir SDR, como se fosse uma moeda mesmo. Então, é importante notar, a própria página do FMI diz que SDR não é uma moeda. Apenas um indicador financeiro, um valor balanceado de várias moedas. Mas, como vamos mostrar nesse vídeo, passou a ser usado como uma moeda, mesmo que o FMI diga que não. Mas antes disso, vamos entender como surgiu a SDR. Ela surgiu, de forma não surpreendente, por ocasião do abandono de breton woods, do abandono do padrão ouro. Houve uma época que o dolar era lastreado em ouro. 

Um dolar valia exatamente 0.88 gramas de ouro. Em tese, qualquer pessoa poderia levar seus dolares ao banco central americano e pedir o ouro em troca. Esse sistema funcionou por muito tempo e foi o que deu ao dolar o valor que ele tem hoje. Porém, no final da década de 1960, muitos países, que tinham reservas em dólar, começaram a duvidar do valor do dolar e, então, pediam para trocar seus dolares por ouro. 

Isso não deveria ser problema, certo? porque a ideia é que cada dolar emitido pelo governo, ele depositaria igual valor de ouro no fort knox, portanto, mesmo que todo mundo pedisse para converter o dolar em ouro não teria problema.